CBN Goiânia
PREÇOS | 16 de Março de 2024
Preço de frutas e verduras dispara e variação em supermercados é de até 373%
Sabrina Vilela
foto

As compras do mês estão ficando mais caras, principalmente as frutas e as verduras. Quem tem o hábito de compras esses itens deve ter notado os preços mais salgados. A professora, Aldaides Santiago, faz compra de hortifruti uma vez por semana e ela notou que para ela está pelo menos 30% mais caro.

A justificativa para o aumento é a condição climática desde o ano passado. Recentemente o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, fez uma reunião com os ministros ligados ao agronegócio para pedir alternativas para a queda no preço dos alimentos. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que a queda já chegou aos produtores e logo vai atingir o consumidor final. Mas enquanto isso ainda não acontece é importante ficar de olho nos preços e na qualidade para conseguir driblar o valor mais elevado. O presidente da Associação Goiana de Supermercados, Sirlei Couto, explicou que as frutas são os itens que mais vendem. E que algumas frutas como a laranja estão mais caras porque estão vindo de fora e isso gera mais gastos.

Nos supermercados o hortifruti também apresenta uma variação de preço muito grande de estabelecimento para estabelecimento. Chega até 373,68% no preço de verduras e de até 334,45% no de frutas. Segundo o secretário executivo do Procon Goiânia, Ismael Carvalho, foi realizada uma pesquisa que avaliou 20 itens, como abacaxi, quiabo, jiló, batata doce e banana nanica, em nove estabelecimentos comerciais da capital.

Para ter acesso à pesquisa completa com itens de maior variação basta acessar o site goiania.go.gov.br/procon. Ouça:

Por Sabrina Vilela.

Leia também

Publicidade
  • Copa do Brasil
    Brusque
    Atlético Goianiense
    Dia 01/05 - Arena Joinville - 16h
  • Copa do Brasil
    Goiás
    Cuibá
    Dia 02/05 - Serrinha - 21h30