CBN Goiânia
MEDICAMENTOS | 26 de Março de 2024
Preço dos medicamentos deve subir 4,5% no início de abril

Entra ano e sai ano e os aumentos continuam a afetar o bolso do consumidor! Os remédios vão sofrer reajuste a partir do dia 1º de abril. A alteração nos preços de medicamentos acontece todos os anos e é estabelecido pela Cmed, Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento, órgão ligado à Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em 2023, o governo federal autorizou aumento máximo nos preços em 5,6%. Já em 2024, os remédios devem subir 4,5%, ainda dentro da inflação do ano passado. Apesar de ser um aumento rotineiro, causa preocupação em quem faz o consumo regulamente como é o caso da professora, Aldaides Santiago.

Quem também já está preocupada com os preços é a aposentada Sônia Maria Gomes. Ela começou o tratamento para glaucoma e agora gasta ainda mais com medicamentos e colírios.

Apesar do reajuste dos preços já ter a data definida para ser praticado, a mudança será gradual porque cabe a cada farmácia e indústria farmacêutica estabelecer os preços. 

Para chegar ao valor do aumento, foi feito o cálculo que leva em consideração a inflação no período medida pelo IPCA, que ficou em 4,5% em fevereiro no acumulado dos últimos 12 meses.

E caso o medicamento fique com valor acima dos 4,5%, o consumidor deve fazer a denúncia à Cmed por meio dos canais de comunicação da Anvisa.

Por Sabrina Vilela.

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    Imagem
    Imagem
    Dia 26/04 - Arena Pernambucano - 19h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 28/04 - Serrinha - 18h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 28/04 - Beira-Rio - 20h
  • Copa do Brasil
    Brusque
    Atlético Goianiense
    Dia 01/05 - Arena Joinville - 16h
  • Copa do Brasil
    Goiás
    Cuibá
    Dia 02/05 - Serrinha - 21h30