CBN Goiânia
CONCURSO | 26 de Março de 2024
Concurso para professores de Abadia de Goiás é adiado após pedido do Ministério Público

O município de Abadia de Goiás, na Região Metropolitana de Goiânia, vai ter que suspender o concurso público para professores. A determinação da Justiça aconteceu depois que o Ministério Público de Goiás apresentou um recurso apontando a suspeita de irregularidades na aplicação e correção das provas por parte do Instituto de Tecnologia e Educação Ltda.

De acordo com o promotor de Justiça Wesley Branquinho, a ação civil pública foi proposta por conta de erros, especialmente relacionados à leitura dos cartões de resposta, classificação dos candidatos e à etapa de redação. Ele explica, que na prova objetiva, por exemplo, as classificações ficaram erradas, sendo que pessoas com menos pontos que deveriam ser desclassificadas ficaram em melhores posições.

Segundo o promotor de Justiça, o edital previa que todos os candidatos deveriam realizar a prova de redação, mas apenas os primeiros colocados na prova objetiva teriam os textos corrigidos. No entanto, ele acredita que deveria ter uma lista de classificação provisória e só depois da análise de recurso, uma lista definitiva com os nomes que teriam as redações corrigidas, deveria ser divulgada. 

Ainda segundo o promotor de Justiça, Wesley Branquinho, a situação se torna ainda mais grave porque mais de 60 professores aprovados no concurso público já estão atuando no cargo. Para o promotor, a segurança e adequada educação das crianças deve sobressair ao interesse do município. Ele alerta que a manutenção das irregularidades provocaria reflexos sociais, profissionais, pessoais e econômicos aos profissionais que prestaram o concurso.

Considerando os pontos apresentados pelo Ministério Público de Goiás, o desembargador Fernando Braga Viggiano entendeu que é possível perceber a existência de erros gravíssimos no concurso. Ele ainda explicou que o resultado do concurso poderia comprometer a vida dos candidatos e, por isso, os requisitos para que o certame fosse suspenso foram suficientes. 
O desembargador ainda determinou o prazo de 90 dias para que o município tome as medidas administrativas necessárias e substitua os professores que foram aprovados no concurso, que já estavam atuando.

Por Andressa Vasconcelos.

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    Imagem
    Imagem
    Dia 26/04 - Arena Pernambucano - 19h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 28/04 - Serrinha - 18h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 28/04 - Beira-Rio - 20h
  • Copa do Brasil
    Brusque
    Atlético Goianiense
    Dia 01/05 - Arena Joinville - 16h
  • Copa do Brasil
    Goiás
    Cuibá
    Dia 02/05 - Serrinha - 21h30