CBN Goiânia
DEEP FAKE | 21 de Junho de 2024
TSE proíbe uso de deepfake nas campanhas eleitorais
Reprodução/ EPTV
IMAGEM

Nas eleições municipais deste ano, os candidatos e partidos estão proibidos de usar deep fake. A técnica permite alterar um vídeo ou foto com ajuda de inteligência artificial (IA).

Entre as ferramentas que a deep fake permite está a troca de rostos. Por exemplo, a face da pessoa que está em cena pode ser trocada pelo de outra pessoa ou aquilo que está sendo dito por ela também pode ser modificado. 

O Tribunal Eleitoral definiu a prática como qualquer conteúdo sintético em formato de áudio ou vídeo, que seja gerado ou manipulado digitalmente. A proibição vale mesmo com autorização, para criar, substituir ou alterar a imagem ou a voz de pessoa viva, morta ou fictícia.  

Outra alteração do TSE é ampliação das responsabilidades de provedores de internet e plataformas de redes sociais nos casos de disseminação de informações falsas ou enganosas relacionadas às eleições. A partir de agora, as plataformas de redes sociais e provedores estão obrigadas a retirar do ar posts falsos ou com informações gravemente descontextualizadas de forma imediata e diretamente, sem necessidade de decisão judicial prévia. 

Por Eliara Salla

Ouça abaixo:

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    Imagem
    Imagem
    Dia 14/07 - OBA - 16h
  • Brasileirão
    Atletico
    Vasco
    Dia 17/07 - Accioly - 19h
  • Brasileirão
    Operário-PR
    gOIÁS
    Dia 17/07 - Ponta Grossa - 21h
  • Brasileirão
    Vila Nova
    Santos
    Dia 18/07 - OBA - 20h