CBN Goiânia
ARAGUAIA | 21 de Junho de 2024
Temporada de praia do Araguaia já começa a aquecer a economia goiana

A poucos dias para a abertura oficial da Temporada Araguaia 2024 a movimentação das pessoas que pensam em colocar os pés nas areias das praias que se formam no rio já começou. Mais de 1 milhão de turistas são esperados no Araguaia em Goiás e 1,5 milhão no Tocantins entre junho e julho. Com isso, hotéis, restaurantes e o comércio varejista já registram aumento significativo nas vendas, destacando o impacto positivo do turismo na economia regional.

Uma das pousadas tradicionais em Aruanã, cidade que fica as margens do rio, carrega 60 anos de história. O neto dos fundadores do local, Caio Bruno Silva, conta que eles tinham o hábito de acampar na região do Araguaia, quando Aruanã tinha poucas casas e sequer asfalto. O comércio, não apenas das cidades que margeiam o rio Araguaia, já sente mudanças nas vendas.

Com a temporada, as confecções da região da 44, em Goiânia, por exemplo, acontece a ampliação da produção e contratação de novos vendedores para atender a demanda de estados como Tocantins, Mato Grosso e Goiás. A gerente de relacionamento do Mega Moda, Fabíola Nogueira, explica que a expectativa de aumento nos próximos dias deve ser de 35%.

Os varejistas também sentem aumento nas vendas de produtos relacionados a acampamentos e praia. O relatório do Ministério do Turismo aponta um incremento de mais de 50% nas vendas de artigos de pesca e acampamento. De acordo com o gerente de marketing de uma loja de eletrodomésticos, Bruno Lobo, a procura por artigos de acampamento aumentou nos últimos dias e deve continuar nas próximas semanas.

Dados de 2023 do Ministério do Turismo apontam que a economia das regiões Centro-Oeste e Norte é influenciada pelo fluxo sazonal de turistas. O Anuário Estatístico do Ministério aponta um aumento de mais de 120% na demanda por restaurantes e hotéis, refletindo diretamente em uma maior taxa de ocupação e em um aumento no volume de negócios nessas regiões.

Por Sabrina Vilela

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    Imagem
    Imagem
    Dia 14/07 - OBA - 16h
  • Brasileirão
    Atletico
    Vasco
    Dia 17/07 - Accioly - 19h
  • Brasileirão
    Operário-PR
    gOIÁS
    Dia 17/07 - Ponta Grossa - 21h
  • Brasileirão
    Vila Nova
    Santos
    Dia 18/07 - OBA - 20h