CBN Goiânia
ESCORPIÃO | 21 de Junho de 2024
Goiás já registrou quase três mil acidentes com escorpião, em 2024

2.939 pessoas foram picadas por escorpião, em Goiás, até o mês de maio deste ano. Duas crianças morreram. A picada de escorpião representa um sério risco à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com comorbidades, que correm risco maior de ter um caso mais grave. A coordenadora do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Estado de Goiás, Sheila Ester de Moura, explica que os sintomas variam de acordo com a gravidade do envenenamento. 

Nos casos graves, os sintomas incluem vômitos em excesso e que não param, sudorese intensa, prostração, ritmo cardíaco irregular ou lento, edema pulmonar agudo e choque. Por isso, Sheila destaca que a busca imediata por atendimento médico é essencial.

Ainda de acordo com Sheila, após períodos de chuvas intensas, a chegada da seca e o aumento da temperatura criam um ambiente para a proliferação de escorpiões. Esses fatores fazem com que os escorpiões se desloquem para áreas residenciais em busca de abrigo e alimento. Para prevenir incidentes a coordenadora ressalta que a população pode adotar algumas medidas simples. 

No ano passado, 7.483 pessoas foram picadas por escorpião, no Estado.

Por Nathalia Lima

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    Imagem
    Imagem
    Dia 14/07 - OBA - 16h
  • Brasileirão
    Atletico
    Vasco
    Dia 17/07 - Accioly - 19h
  • Brasileirão
    Operário-PR
    gOIÁS
    Dia 17/07 - Ponta Grossa - 21h
  • Brasileirão
    Vila Nova
    Santos
    Dia 18/07 - OBA - 20h