CBN Goiânia
LIXO | 17 de Maio de 2024
Falta de coleta de lixo gera transtorno no Jardim Guanabara e Jardim Goiás
Sabrina Vilela.
foto

O problema relacionado com a falta de coleta de lixo em bairros da capital parece não ter fim. A reportagem da CBN Goiânia esteve no bairro Jardim Guanabara e as lixeiras estavam bem cheias, principalmente na rua GB 37.  Também tem reclamação de acúmulo de lixo na rua 56 no Jardim Goiás, que de acordo com moradores, não é recolhido há cinco dias.

No dia 22 de abril o consórcio Limpa Gyn assumiu a coleta de lixo e limpeza mecanizada na região norte e leste da capital. O contrato, no valor de R$ 470,3 milhões por dois anos, transfere três serviços até então prestados pela Comurg, Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia, e também deu início à varrição mecanizada, para as empresas que formam o consórcio. A transição dos serviços às terceirizadas deve ser concluída no dia 24 de junho.

A despachante comercial, Alessandra de Sousa, conta que o problema do lixo no Jardim Guanabara está causando transtornos como mau-cheiro, animais e mosquito Aedes Aegypti, causador das doenças dengue, zika e chikungunya.

O assunto foi o tema da série das eleições 2024. O que o eleitor espera do futuro gestor de Goiânia? da CBN Goiânia. O especialista em gestão de resíduos, Mestre em Engenharia Ambiental e Sanitária, Diógenes Aires, falou da importância do cuidado da gestão pública com a geração, coleta e destino do lixo produzido na capital. Ele disse que o futuro gestor da cidade deve focar em encontrar saídas para a administração do aterro sanitário que demanda de vários avanços. Sobre a coleta de lixo em Goiânia, Diogenes Aires afirmou que o serviço exige rapidez e que é preciso educar a população sobre o descarte correto do lixo. Ele inclusive acredita na possibilidade da cobrança da taxa do lixo para garantir o funcionamento correto de toda a cadeia.

Em nota a Seinfra informou que empresa fez nesta quarta-feira a totalidade do Jardim Goiás. Lá a coleta é feita diariamente, no período da noite. Já no setor Jardim Guanabara, a secretaria informou que a coleta foi feita também nesta quarta-feira, mas o volume de lixo era muito grande.  Então, a previsão é de regularizar no sábado, nas ruas em que a coleta não foi feita. 

Por Sabrina Vilela.

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    Cuiabá
    Atlético
    Dia 22/06 - Arena Pantanal - 18h30
  • Brasileirão
    Vila Nova
    Goiás
    Dia 23/06 - OBA - 18h30
  • Brasileirão
    Atlético
    Grêmio
    Dia 26/06 - Accioly - 20h