CBN Goiânia
POLÊMICA | 28 de Fevereiro de 2023
Caiado diz que, como médico, afirma que extração de amianto em Minaçu não traz risco à saúde
IMAGEM

O governador de Goiás Ronaldo Caiado afirmou, na tarde desta terça-feira (28), que não há riscos para saúde dos goianos o amianto extraído em Minaçu, cidade da região norte do estado. Caiado fez a afirmação durante o seminário sobre a mineração do estado que aconteceu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Segundo Caiado, ele como médico pode afirmar essa segurança. Ele destacou que a economia do estado tem perdido muito com a proibição da extração de amianto. Segundo ele, Goiás deixou de exportar o minério para grandes economias mundiais.

“Sabemos bem as consequências que cada um pode atingir o pulmão as pessoas que são expostas a esse mineral. Aquela mineração, ela é um exemplo de qualidade! Ela tem o controle ambiental completo, ela tem ali um controle aonde o percentual de fibras de amianto é menor do que no ar que respiramos aqui. Então veja bem a que ponto nós chegamos”, destaca.

O secretário de Estado, Indústria e Comércio, Joel Santana, também atestou a segurança da extração de amianto. De acordo com ele, pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com o governo estadual não apontam esses riscos.

Porém, esse não é o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).  O STF manteve continua considerando que lei que permitia a utilização do amianto crisotila é inconstitucional.

Em janeiro, o ministro Alexandre de Moraes havia autorizado a retomada da exploração do amianto crisotila para exportação em  Goiás, até que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), movida pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, fosse julgada no STF. O tema é alvo de inúmeras ações desde 2017, quando o STF proibiu a extração, produção, venda e uso do amianto em território brasileiro, devido aos riscos à saúde humana. Em 2019, o governador Ronaldo Caiado (UB) chegou a sancionar uma lei que autorizava a extração do amianto para exportação.

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    Goiás
    Botafogo SP
    Dia 18/05 - Serrinha - 18h
  • Copa do Brasil
    Atletico
    Brusque
    Dia 22/05 - Accioly - 19h
  • Copa Verde - Final
    PAYSANDU
    Vila Nova
    Dia 22/05 - Curuzu - 20h
  • Copa do Brasil
    Cuiabá
    Goiás
    Dia 23/05 - Arena Pantanal 19h30