CBN Goiânia
LEITE | 26 de Março de 2024
Governo de Goiás anuncia medidas para auxiliar produção de leite

Os produtores de leite de todo o país estão cobrando políticas públicas para o setor, que está em crise há mais de um ano. O setor reclama do aumento da importação de leite em pó do Mercosul, que pressiona os preços pagos aos produtores no Brasil para níveis abaixo dos custos de produção. Essa crise é relacionada também ao aumento do custo de produção.

Para enfrentar a situação, o governo de Goiás anunciou a suspensão dos benefícios fiscais do Produzir e do Pro-Goiás para trades e atacadistas que importarem produtos de leite e derivados direto do exterior.

Uma linha de crédito específica para o setor leiteiro foi anunciada, com juros mais baratos e prazos mais alongados. O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, disse que a lei veio em uma boa hora para a produção leiteira.   

Outra medida envolve o direcionamento de recursos do Programa de Aquisição de Alimentos para a aquisição de leite e derivados das empresas e produtores goianos. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, disse que o objetivo é consumir o produto que é produzido.  

O governo também anunciou um estudo referente às legislações ambiental, sanitária e tributária, para desburocratizar, reduzir custos e fomentar os minis e pequenos laticínios e pequenas cooperativas que processam leite no Estado, com o objetivo de ampliar a concorrência e melhorar a renda dos produtores de leite. 

Por Sabrina Vilela

Ouça a matéria completa:

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    Imagem
    Imagem
    Dia 26/04 - Arena Pernambucano - 19h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 28/04 - Serrinha - 18h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 28/04 - Beira-Rio - 20h
  • Copa do Brasil
    Brusque
    Atlético Goianiense
    Dia 01/05 - Arena Joinville - 16h
  • Copa do Brasil
    Goiás
    Cuibá
    Dia 02/05 - Serrinha - 21h30