CBN Goiânia
EVENTO TECNOLÓGICO | 10 de Maio de 2024
Goiás terá a primeira instituição pública de pesquisas em Inteligência Artificial
Imagem

O Centro de Competência em Tecnologias Imersivas foi lançado na tarde desta quinta-feira e  vai funcionar  dentro da UFG com o objetivo de explorar sistemas interativos entre humanos e computadores em ambientes virtuais.A ideia é desenvolver e aprimorar a realidade virtual e a inteligência artificial dentro do estado. O centro da UFG recebeu inicialmente 12 milhões de reais do governo de Goiás em 2019, com o compromisso de captar o valor em cinco anos. Em abril deste ano, o centro alcançou 200 milhões de reais de investimentos captados. Arlindo Galvão, coordenador do Centro de Competências da UFG falou sobre o projeto.

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Emprapii) vai investir 60 milhões  de reais no CEIA UFG, além de 20 milhões de reais de investimentos do consórcio formado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Sebrae-GO e empresas privadas.Marcelo Prim, coordenador do Centro de Competência Embrapii,  esclarece sobre a relevância de um centro voltado para a inteligência artificial no avanço da industrial do estado 

A CEIA UFG é responsável pela primeira graduação de inteligência artificial no Brasil que formou sua primeira turma recentemente, além de criar o primeiro laboratório de veículos elétricos e autônomos no país. José Frederico Lyra Neto, secretário de ciência e tecnologia e inovação de Goiás explicou como o estado se destaca com o projeto pioneiro como Ceia. 

O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) Celso Pansera também marcou presença no evento. A financiadora é uma empresa pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas e universidades. O presidente da instituição falou que com o CEIA, Goiás se prepara para ser polo de tecnologia e inovação em todo país.

Ainda foi apontado que o Centro de Competência trabalha para o desenvolvimento de tecnologia e posiciona a indústria no futuro imediato.O vice-governador do estado Daniel Vilela que esteve presente no lançamento ressaltou que a presença da FINEP é importante para investimentos futuros e ampliação do CEIA em Goiás.

As tecnologias imersivas criam uma possibilidade de integração entre o mundo virtual e o mundo real. O Brasil é um dos países que fica mais tempo online do mundo. Uma pesquisa aponta que o brasileiro passa 91 horas por semana conectado, isso dá o total de 197 dias por ano. O Centro de Excelência de Inteligência Artificial da UFG desenvolve soluções inovadoras para este mundo cada vez mais conectado. 

Por Eliara Salla

Ouça a matéria abaixo:

Leia também

Publicidade
  • Copa do Brasil
    Atletico
    Brusque
    Dia 22/05 - Accioly - 19h
  • Copa Verde - Final
    PAYSANDU
    Vila Nova
    Dia 22/05 - Curuzu - 20h
  • Copa do Brasil
    Cuiabá
    Goiás
    Dia 23/05 - Arena Pantanal 19h30
  • Brasileirão
    Imagem
    Imagem
    Dia 26/05 - OBA - 17h
  • Brasileirão
    Imagem
    Imagem
    Dia 27/05 - Ressacada - 21h30