CBN Goiânia
SAÚDE | 2 de Maio de 2024
Baixa umidade do ar pode agravar problemas respiratórios, diz médico

A partir deste mês de maio, a umidade relativa do ar tende a cair com mais frequência. E a consequência do chamado tempo seco para a saúde vai desde ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, por exemplo, até o agravamento de doenças respiratórias. Crianças e idosos são os mais afetados. Além das pessoas que já possuem problemas respiratórios e cardiovasculares. Outro ponto destacado médico infectologista, Boaventura Braz de Queiroz, são as mudanças bruscas de temperatura. Por isso, um cuidado essencial é a hidratação.

Boaventura explica também que os sintomas diversas doenças são muito semelhantes, como covid, influenza, sinusite, entre outras. Por isso é preciso estar alerta e procurar atendimento antes do agravamento da doença, principalmente no caso das crianças.

Boaventura ressalta ainda que é bom evitar a aglomeração de pessoas em locais fechados, manter os ambientes arejados e umidificados para não facilitar a transmissão dos agentes infecciosos, além de se preocupar com a higiene das mãos, e uso de máscara em caso de sintomas respiratórios. E ainda manter a vacinação em dia. 

Raquel Alves com colaboração de Nathália Lima.

Ouça a matéria completa:

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    PAYSANDU
    Goiás
    Dia 15/05 - Curuzu - 21h30
  • Brasileirão
    CRB
    Vila Nova
    Dia 17/05 - Rei Pelé - 19h
  • Brasileirão
    Goiás
    Botafogo SP
    Dia 18/05 - Serrinha - 18h