CBN Goiânia
COMURG | 19 de Abril de 2024
Novo contrato para limpeza pública vai gerar economia de R$ 175 milhões por ano, diz Prefeitura
Cristiano Borges
foto

Com a terceirização de parte dos serviços da Comurg, que até junho ficará sob responsabilidade do Consórcio Limpa Gyn, a Prefeitura de Goiânia fará uma economia de 175 milhões de reais por ano. O levantamento foi feito pela CBN com base em informações repassadas pela própria prefeitura. No entanto, a Comurg terá uma queda mensal média de 65% do que recebe atualmente.  O teto pago mensalmente à empresa pública é de mais de 56 milhões de reais, que passará a ser 19 milhões e meio com a entrada do consórcio nos serviços de varrição mecanizada, remoção de entulhos, coleta seletiva e limpeza de resíduos urbanos.

O contrato em vigência com a Comurg é de 681 milhões e meio de reais por ano. Depois de finalizada a transição de parte dos serviços para o Consórcio, a Prefeitura vai pagar à Comurg pouco mais de 137 milhões, entre junho e dezembro de 2024. Já o contrato com o consórcio é de 470 milhões de reais pelo período de dois anos.

A Comurg disse que a transferência dos serviços ainda não ocorreu e somente depois da conclusão da transição com o Consórcio Limpa Gyn será possível determinar os valores que vai deixar de gastar. A Comurg explicou que vai continuar a realizar atividades como urbanização e construção de praças.

A Companhia disse também que a terceirização dos serviços não vai causar a demissão dos mil 157 servidores. Disse ainda que eles não serão remanejados para outros órgãos da Prefeitura, como já disse anteriormente o prefeito Rogério Cruz, mas que serão aproveitados em outras funções dentro da própria Comurg.

Como tem ocorrido ao longo do ano, mais uma vez a coleta de lixo deixou de ser realizada na cidade neste mês de abril. A companhia informou que uma força-tarefa deverá regularizar a coleta orgânica até domingo. Segundo a  Comurg, chuvas intensas colaboraram para o atraso na coleta.

Vale lembrar que houve troca recente na presidência da empresa. Alisson Borges se desincompatibilizou em março para disputar como vereador. Assumiu no último dia 11 o vice, Rodolpho Bueno.

Por Fernanda Santos.

Leia também


Publicidade
  • Brasileirão
    Imagem
    Imagem
    Dia 20/04 - Arena Castelão - 18h
  • Brasileirão
    Imagem
    Imagem
    Dia 21/04 - Accioly - 18h30
  • Brasileirão
    Imagem
    Imagem
    Dia 22/04 - OBA - 21h
  • Brasileirão
    Imagem
    Imagem
    Dia 26/04 - Arena Pernambucano - 19h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 28/04 - Serrinha - 18h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 28/04 - Beira-Rio - 20h