CBN Goiânia
VACINA DENGUE | 18 de Abril de 2024
Goiânia aplica todas as doses da vacina contra a dengue que estavam prestes a vencer

Com objetivo de evitar desperdício de vacinas contra a dengue, a prefeitura de Goiânia seguiu a orientação do Ministério da Saúde ampliar de ampliar faixa etária de vacinação para pessoas de 4 a 59 anos. No entanto, antes do fim do dia, todas as vacinas com validade até o dia 30 desse mês que foram distribuídas em 12 postos da capital já tinham acabado. A alta procura gerou tumulto em algumas unidades. Na Upa do Jardim Novo Mundo, por exemplo, o enfermeiro Uildson Leles disse que tinham 50 doses e todas acabaram em cerca de duas horas.

A Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, disse que alguns municípios goianos já utilizaram todas as doses no público-alvo inicial, que eram crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Por isso, ela orienta que a população busque informações antes de ir até as salas de vacinação nas cidades.

No início do mês, 50 mil doses foram remanejadas para 112 municípios que não tinham iniciado a vacinação. Ela garantiu que haverá doses garantidas para segunda dose pelo Ministério da Saúde.

A segunda dose estará disponível para todos aqueles que se vacinaram mesmo fora da faixa etária inicial. A Secretaria de Saúde esclarece que não há data para novos recebimentos, e que mantém doses disponíveis para as crianças de 10 a 14 anos. Nesta quinta-feira a pasta realizou a primeira entrega do Trófeu Zé Gotinha do Cerrado para os 94 municípios que tiveram acima de 70% de cobertura vacinal da dengue para a faixa etária recomendada.

Por Sabrina Vilela.

Leia também


Publicidade
  • Brasileirão
    Imagem
    Imagem
    Dia 18/04 - Nilton Santos - 21h30
  • Brasileirão
    Imagem
    Imagem
    Dia 20/04 - Arena Castelão - 18h
  • Brasileirão
    Imagem
    Imagem
    Dia 21/04 - Accioly - 18h30
  • Brasileirão
    Imagem
    Imagem
    Dia 22/04 - OBA - 21h