CBN Goiânia
ELEIÇÕES 2024 | 16 de Setembro de 2024
Vanderlan declara quase R$ 7 milhões em prestação de contas parciais

Entre os candidatos à prefeitura de Goiânia, Vanderlan Cardoso do PSD declarou o maior valor  6 milhões 800 mil reais. Deste valor 98% vem do fundo partidário e 100 mil reais do próprio candidato. A prestação de contas também precisa constar os gastos e para onde foi o dinheiro. O pessedista aplicou boa parte dos recursos com despesas com pessoal, produção de programas de rádio, televisão ou vídeo, serviços prestados por terceiros, serviços advocatícios e pesquisas ou testes eleitorais.

Na sexta-feira encerrou o prazo para a prestação de contas parcial das campanhas para prefeito e vereador nas Eleições Municipais de 2024. Os candidatos precisavam incluir todas as movimentações financeiras desde o início da campanha até o segundo domingo de setembro. A exigência também se aplica aos partidos políticos.

A segunda candidata com maior recursos declarados até o momento é Adriana Accorsi do PT. A candidata declarou 4 milhões 898 mil reais, 99% vem do fundo partidário. A maioria dos gastos até o momento são com produção de programas de rádio, televisão ou vídeo;atividades de militância e mobilização de rua, publicidade por carros de som,serviços prestados por terceiros e serviços advocatícios.

Sandro Mabel do União Brasil vem logo em seguida com 4 milhões 287 mil reais,  94% do fundo partidário. Entre os gastos são declarados produção de programas de rádio, televisão ou vídeo, publicidade por materiais impressos, publicidade por adesivos, serviços advocatícios e despesas com pessoal

Fred Rodrigues do PL declarou possuir 2 milhões 336 mil reais,  99% vem do fundo partidário. Os valores gastos com a campanha são principalmente de serviços prestados por terceiros, serviços advocatícios, serviços contábeis, despesa com impulsionamento de conteúdos e publicidade por materiais impressos.O candidato do PSDB Matheus Ribeiro declarou até o momento 2 milhões 17 mil reais. Como os outros candidatos, Ribeiro também tem mais de 90% do valor derivado do fundo partidário. Entre os gastos declarados se destaca os serviços prestados por terceiros, despesa com Impulsionamento de conteúdos, produção de programas de rádio, televisão ou vídeo, serviços contábeis e locação/cessão de bens imóveis. 

Rogério Cruz ,candidato à reeleição pelo Solidariedade, recebeu um milhão de reais do  partido, o valor total de recursos disponíveis para a campanha. Entre os gastos estão publicidade por carros de som, publicidade por adesivos, publicidade por materiais impressos, doações de outros bens ou serviços a candidatos/partidos e despesas com pessoal. O Professor Pantaleão do Unidade Popular não declarou nenhum valor até o momento. 

O advogado e professor eleitoral Alexandre Azevedo disse que a prestação de conta parcial no meio da campanha é a demanda da sociedade que tem o direito de acompanhar de onde vem o dinheiro usado pelo candidato e onde é aplicado. A prestação de contas final é obrigatória apenas 30 dias depois do final do pleito. 

O limite de gastos para o pleito à prefeitura de Goiânia é de 8 milhões 408 mil reais  A prestação de contas é feita por meio de registro de documentação no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso não seja feita a prestação de contas, o candidato responderá por infração grave, que será julgada na prestação de contas final.

Nota - Prof. Pantaleão 

 

A Unidade Popular tem acesso a valores muito menores que os demais partidos que hoje concorrem à Prefeitura de Goiânia, recebendo somente 0,07% do Fundo Eleitoral. Desta forma, os primeiros gastos, prioritariamente com materiais de campanha, foram realizados de forma centralizada a partir das contas do Diretório. Ao final da campanha será feita a doação estimada de recursos para as contas das candidaturas. Este é um procedimento que facilita a organização da prestação de contas eleitorais do partido e está de acordo com as normas da Justiça Eleitoral.

Por Eliara Salla

 

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    IMAGEM
    Imagem
    Dia 03/10 - Heriberto Hulse - 19h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 05/10 - Municipal - 18h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 07/10 - Serrinha - 21h