CBN Goiânia
TRANSPORTE | 9 de Agosto de 2024
Transporte público perde passageiros para aplicativos, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) apontou que o deslocamento urbano através de transporte público, no Brasil, caiu para 30,9% e está perto de se igualar com veículo próprio, com 29,6%. O levantamento foi realizado entre maio e abril e entrevistou mais de 3 mil pessoas moradoras de cidades com mais de 100 mil habitantes. Se comparado a última pesquisa, houve uma queda de 14% no uso do transporte coletivo.

Para o coordenador institucional do Fórum Mova-se, Tarcísio Abreu, em Goiânia e Região metropolitana, a perda de passageiros no sistema de transporte passou a  ocorrer em 2013 e se agravou com a pandemia de Covid-19. Atualmente a demanda foi recuperada a patamares pré-pandemia. Segundo a CMTC, são em média, 500 mil validações por dia.

Tarcísio Abreu justifica a recuperação às melhorias feitas na infraestrutura e no financiamento do sistema. Mas ainda falta um longo caminho para atrair mais passageiros.

A pesquisa da CNT também mostra que  entre os motivos apresentados para o abandono do transporte público estão falta de conforto (28,3%), falta de flexibilidade (20,7%) e tempo de viagem (20,4%).

Em um intervalo de 7 anos, a busca por aplicativos de transporte saltou de 2,1% para 18,2%. O movimento preocupa, já que esbarra na necessidade de desafogar o trânsito. Por isso mecanismos devem ser buscados para tornar o coletivo mais atrativo.

Apesar da redução do uso, o transporte coletivo ainda custa um terço do valor gasto quando se locomove com um carro, tanto próprio como de aplicativo.

Por José Bonfim.

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 18/09 - Arena de Pernambucano - 19h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 18/09 - OBA - 19h30
  • Brasileirão
    CORINTHIANS
    Atlético
    Dia 21/09 - Neo-Química Arena - 16h
  • Brasileirão
    Goiás
    MIRASSOL
    Dia 21/09 - Serrinha - 17h
  • Brasileirão
    CEARÁ
    Vila Nova
    Dia 22/09 - Castelão - 18h30