CBN Goiânia
CÂMARA | 8 de Agosto de 2024
Sessão da Câmara é encerrada e projetos ficam parados por falta de decisão entre parlamentares

A sessão desta quinta-feira na Câmara de Vereadores de Goiânia nem chegou a ser aberta por falta de quórum regulamentar. Para abrir uma sessão o regimento interno pede pelo menos 12 vereadores em plenário o número mínimo não foi alcançado nem no plenário nem no painel onde os parlamentares marcam presença. O presidente em exercício da Câmara durante esta quinta-feira Thiallu Guiotti (Avante) falou que a dificuldade de abrir a sessão também demonstram dificuldade para alcançar o quorum necessário para votar as pautas - são necessários 18 vereadores para pautas simples e 24 para outras questões - O vereador ainda fala que vai pedir ao presidente da casa Romário Policarpo uma reunião para que os vereadores que buscam reeleição se afastem dos cargos durante o período de campanha.

O vereador Ronilson Reis (Solidariedade) pediu licença não remunerada de 90 dias. O parlamentar diz apenas que a licença é de “interesse particular”. No seu lugar ficou o vereador Fabrício Bonfim que estava presente na sessão desta quinta-feira. Outro vereador que também pediu licença recentemente foi o Lucas Kitão (União Brasil) a justificativa foi para focar 100% na campanha de reeleição. O suplente é o Tenente Rodolfo Souza que assume o mandato.

Entre os vereadores as opiniões se dividem. Alguns consideram as sessões que acontecem apenas em apenas três dias da semana e ocupam algumas horas da manhã não atrapalham a pré-campanha e pode ser conciliado. Outros já acreditam que o segundo semestre já é marcado por pautas menos importantes e com pouca frequência dos parlamentares.

Na Câmara de Vereadores duas matérias de autoria do executivo ainda tramitam e podem ter o desenrolar neste segundo semestre. São elas: o projeto das áreas públicas que foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e aprovado em primeira votação em plenário. Agora segue para a Comissão de Habitação, Urbanismo e Ordenamento Urbano que é presidida por Pedro Azulão Júnior que também não estava na sessão de quinta-feira. Outra matéria que também tramita é o projeto do Centraliza, que requalifica o centro de Goiânia, e está sem relatoria na Comissão de Tributação e Finanças presidida pelo vereador Léo José, que não esteve na Câmara nesta quinta-feira. Os vereadores ainda debatem quem pode ser o relator do projeto. A mais indicada é a parlamentar do PT Kátia Maria.

A próxima sessão da Câmara de Vereadores está marcada para a próxima terça-feira. 

Por Eliara Salla

Ouça matéria completa:

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 18/09 - Arena de Pernambucano - 19h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 18/09 - OBA - 19h30
  • Brasileirão
    CORINTHIANS
    Atlético
    Dia 21/09 - Neo-Química Arena - 16h
  • Brasileirão
    Goiás
    MIRASSOL
    Dia 21/09 - Serrinha - 17h
  • Brasileirão
    CEARÁ
    Vila Nova
    Dia 22/09 - Castelão - 18h30