CBN Goiânia
FEBRE OROPOUCHE | 10 de Agosto de 2024
Secretaria monitora cenário da febre oropouche em Goiás

Apesar de não ter nenhum caso de Febre Oropouche registrado em Goiás, a Secretaria Estadual de Saúde está monitorando o cenário no estado. Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, já há casos da doença em pelo menos 22 estados brasileiros.

A superintendente de vigilância em saúde de Goiás, Flúvia Amorim, explica que a febre oropouche já é uma doença antiga, principalmente na região amazônica, mas que este ano houve um aumento de casos. Segundo a superintendente, os sintomas são muito parecidos com os da dengue.

Em Goiás, mais de três mil pessoas já foram testadas para a doença, mas nenhuma teve resultado positivo. No entanto, Flúvia Amorim acredita que é uma questão de tempo até que a febre oropouche chegue ao estado.

Ela ainda explica que assim como a dengue, o vírus da febre oropouche é transmitido por um mosquito que possui nomes diferentes, de acordo com o estado. Em Goiás, o transmissor é conhecido como porvinha e é muito comum na região do Araguaia.

Em todo o país já foram registrados mais de sete mil casos e duas mortes, sendo uma delas de um bebê. Neste último caso, de acordo com o Ministério da Saúde, a mãe havia sido infectada com o vírus e a criança nasceu com uma anomalia, que foi associada à febre oropouche. A doença também é associada à microcefalia.

Por Andressa Vasconcelos.

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 18/09 - Arena de Pernambucano - 19h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 18/09 - OBA - 19h30
  • Brasileirão
    CORINTHIANS
    Atlético
    Dia 21/09 - Neo-Química Arena - 16h
  • Brasileirão
    Goiás
    MIRASSOL
    Dia 21/09 - Serrinha - 17h
  • Brasileirão
    CEARÁ
    Vila Nova
    Dia 22/09 - Castelão - 18h30