CBN Goiânia
ELEIÇÕES 2024 | 13 de Setembro de 2024
Rogério Cruz diz não ser responsável pela transparência da Comurg
Diomício Gomes
foto

Rogério Cruz candidato à reeleição à prefeitura de Goiânia saiu dos Republicanos durante o prazo de transição para o Solidariedade, contou que no final do prazo recebeu o aviso que não poderia concorrer à reeleição pelo Republicanos e buscou o Solidariedade que havia oferecido espaço para o prefeito. 

A gestão da saúde na capital é marcada por uma série de problemas, questionamentos  feitos pelo Tribunal de Contas dos Municípios e pelo Ministérios Público, maternidades sem atendimento, licitações questionadas e falta de funcionamento do SAMU. O TCM chegou a afastar o secretário da saúde Wilson Pollara. Sobre essas crises na saúde Rogério Cruz afirmou que mantém o diálogo com o tribunal e com o ministério público buscando esclarecimentos com os órgãos. Elencou contratos com os médicos e falou que outros locais no país também usam o mesmo modelo de contratação usado na prefeitura. 

O candidato Rogério Cruz ainda foi perguntado sobre outra licitação. Com a intenção de organizar o trânsito de Goiânia e sincronizar os semáforos foi apresentada uma licitação também questionada pelo TCM. Sobre o tema o prefeito afirmou que a cidade cresceu muito e fez muitos testes com semáforos inteligentes para tentar melhorar o fluxo de veículos. Segundo o candidato à reeleição com os testes descobriu que a ideia inicial poderia aumentar o fluxo nas ruas secundárias e prejudicar ainda mais o trânsito. Por isso, outro sistema deve ser adaptado. Sobre as propostas para mobilidade Rogério Cruz apresenta a possibilidade de um monotrilho para a Anhanguera, um aeroporto rodoviário e a volta do micro-ônibus. 

Reportagem do O Popular mostra que o Paço Municipal bateu recorde de comissionados, começou o ano passado com 1200 e terminou com 2300 servidores. Recentemente o Ministério Público também fez uma recomendação pedindo a redução em cinco pastas e dos parentes de vereadores que estão em secretarias da prefeitura.Rogério Cruz disse que a prefeitura tem seguido todas as recomendações do ministério e minimizou o aumento de servidores comparando com a Assembleia Legislativa de Goiás que teria o dobro e afirmando que tem menos que gestões passadas. 

A limpeza urbana foi o segundo tema mais importante para que o próximo prefeito enfrente. A jornalista Fabiana Pulcineli, que conduz a sabatina junto com o âncora Luiz Geraldo, questiona o prefeito em relação a transparência da Comurg. Tema também levantado pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Em relação ao tema, o prefeito se esquivou e afirmou que a transparência é responsabilidade da própria companhia e do presidente. Quem faz a indicação do presidente da Comurg é o prefeito.

 

Entre as propostas para educação Rogério Cruz apresenta modernização do parque tecnológico das unidades educacionais e novos recursos de software. Cruz ainda destacou que o município ficou em primeiro lugar no Ideb e referência no estado. 

Por Eliara Salla.

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    IMAGEM
    Imagem
    Dia 03/10 - Heriberto Hulse - 19h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 05/10 - Municipal - 18h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 07/10 - Serrinha - 21h