CBN Goiânia
INCÊNDIO | 11 de Setembro de 2024
Número de incêndios nos 10 primeiros dias de setembro é quase a metade do registrado no ano
Wesley Costa
foto

Somente nos primeiros 10 dias de setembro, Goiás registrou quase metade do total de incêndios ocorridos em 2024. No início deste mês foram 2.145 focos, e desde janeiro o acumulado é de 4.830 ocorrências. Setembro também está próximo de alcançar os registros dos 12 meses de  2023, quando foram 3.050 focos. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

O pesquisador do instituto, Luiz Aragão, explica que a seca mais severa é um dos motivos para o pior cenário. Mas há outros fatores como o uso do fogo em manejo de áreas utilizadas em produção agrícola.

A região sudoeste de Goiás, uma das principais para a produção agropecuária, é a mais castigada por queimadas. Na cidade de Jataí, a área queimada já é maior que o perímetro urbano do município.

O pesquisador do Inpe, Luiz Aragão, aponta que as soluções partem do controle dos focos e da punição dos responsáveis pelas queimadas.

O Corpo de Bombeiros do estado afirmou que está ampliando as equipes de combate. No início da semana, mais de 200 militares estavam atuando em campo.

Por José Bonfim.

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    IMAGEM
    Imagem
    Dia 03/10 - Heriberto Hulse - 19h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 05/10 - Municipal - 18h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 07/10 - Serrinha - 21h