CBN Goiânia
PODER EXECUTIVO | 5 de Novembro de 2024
Municípios goianos devem fechar o mandato com déficit
.

Em Goiás 126 prefeitos se reelegeram, de um total de 150 que tentaram permanecer no cargo, taxa de 84% de sucesso. Isso quer dizer, que 120 prefeitos entregarão os cargos aos sucessores. Entre os maiores desafios para a conclusão do mandato está cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e manter os municípios em situação de adimplência e a continuidade de serviços, obras e outras ações. Tudo isso mantendo os serviços essenciais à população, como saúde e limpeza urbana. O presidente da Federação Goiana dos Municípios e prefeito de Campos Verdes Haroldo Naves contou que estão com dificuldades de receber o ICMS Ecológico o que dificulta o fechamento das contas para o fim de governo. 

Em 2023, 49% dos municípios terminaram o ano com déficit. Haroldo Naves falou ainda que vários prefeitos já estão demitindo pessoal para tentar fechar as contas e admitiu que pretende buscar a Justiça para reverter a retenção do repasse de valores do ICMS aos municípios. Na entrevista com a jornalista Cileide Alves, no quadro Chega Pra Cá, ainda respondeu questões sobre as emendas pix, emendas de transferência direta enviadas para estados e municípios pelos parlamentares. O presidente da Federação Goiana dos Municípios e prefeito de Campos Verdes Haroldo Naves defendeu as emendas e explicou a importância da emendas para fechar as contas dos municípios.

Mais de 90% dos candidatos a prefeitos que buscavam a reeleição nos municípios que mais receberam "emendas Pix" neste ano conseguiram a vitória nas urnas.Levantamento realizado pela GloboNews aponta que, dos 58 candidatos a prefeituras que concorriam por mais 4 anos no cargo, 54 foram reeleitos.Concluindo o terceiro mandato de prefeito, Haroldo Naves vai passar o cargo a Rogério Souza Queiroz, seu companheiro no MDB. 

Por Eliara Salla

Leia também

Publicidade
  • Goianão 2025
    Nome
    Time
    Dia 18/01 - Serrinha - 16h
  • Goianão 2025
    Nome
    Nome
    Dia 19/01 - Jonas Duarte - 16h
  • Goianão 2025
    Nome
    Nome
    Dia 19/01 - Olímpico - 16h