CBN Goiânia
LUTO | 8 de Agosto de 2020
Morre bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga, um dos maiores defensores de direitos humanos do país
XCVXC

Morreu, na manhã deste sábado, Dom Pedro Casaldáliga. O religioso de 92 anos estava internado na UTI de um hospital de Batatais, no interior de São Paulo com complicações pulmonares. No último dia 4 de agosto o site da Casaldàliga-Causas informou da transferência do bispo para o interior de são Paulo após complicações de saúde.  Ele chegou a ser submetido a exame para Covid-19, mas o resultado do teste foi negativo. De acordo com o comunicado, o religioso estava muito fragilizado devido à idade avançada e pelo Parkinson que sofre há anos.

 

Dom Pedro era conhecido por suas atuações na reforma agrária, proteção a comunidades indígenas e a luta contra o trabalho escravo. Natural da Catalunha, na Espanha, chegou ao Brasil na década de 60 e se tornou o primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso. A nomeação ocorreu no dia 27 de agosto de 1971 pelo Papa Paulo sexto. Já a sua ordenação episcopal foi em 23 de outubro do mesmo ano, pelas mãos de Dom Fernando Gomes dos Santos, Arcebispo de Goiânia. Ele também já recebeu o título de doutor honoris causa pela PUC Goias.

 

Dom Pedro foi um dos religiosos que mais se destacou na Comissão Pastoral da Terra e na Teologia da Libertação, tendência de esquerda que parte do clero brasileiro seguiu e ampliou.  

 

O corpo de Dom Pedro Casaldáliga será velado neste sábado (8), a partir das 15 horas, na capela do Claretiano - Centro Universitário de Batatais, unidade educativa dirigida pelos Missionários Claretianos. A missa de exéquias também será celebrada na cidade, neste domingo (9), às 15 horas e será aberta ao público em geral, além de ser transmitida ao vivo pelo YouTube.

 

Na segunda-feira (10), o segundo velório será realizado no Santuário dos Mártires, em Ribeirão Cascalheira (MT), mas ainda não há previsão de horário de chegada do corpo. No mesmo dia, haverá o último velório em São Felix do Araguaia (MT), no Centro Comunitário Tia Irene. O sepultamento será na cidade.

Leia também

Publicidade
  • COPA DO BRASIL
    XCVXCV
    CVBCX
    DIA 24/09 - OLÍMPICO - 20h
  • BRASILEIRÃO
    XCVX
    XCVZX
    DIA 26/09 - OBA - 19h
  • BRASILEIRÃO
    XCBXC
    XCBXC
    DIA 27/09 - OLÍMPICO - 18h15
  • BRASILEIRÃO
    XCVXC
    CVNVC
    DIA 27/09 - CASTELÃO - 18h15
Enquete

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia anunciou o retorno dos cinemas na cidade. Você apoia a medida?

  • Sim
  • Não