CBN Goiânia
IBGE-TURISMO | 13 de Setembro de 2024
Famílias goianas viajam mais do que no pré-pandemia, diz IBGE

O número de viagens entre as famílias goianas em 2023 foi maior do que o registrado em 2019, período pré-pandemia. É o que revela A Pnad Contínua- Turismo divulgada pelo IBGE nesta Sexta-feira (13). No ano passado, foram realizadas 779 mil viagens entre moradores de domicílios goianos. Quatro anos antes foram 727 mil. Se comparado com 2021, onde a crise sanitária ainda estava agravada, a alta chega a 85%.

O levantamento também mostra que em 20,9% dos 2,7 milhões de domicílios no estado, pelo menos um morador viajou. Na maioria dos casos as viagens ocorreram por motivos pessoais.

O superintendente do IBGE Goiás, Edson Roberto Vieira, justifica os dados com a recuperação econômica registrada no período pesquisado, principalmente no setor de serviços. Mas apesar disso, em mais de 800 mil domicílios não houve registro de viagem por falta de dinheiro.

A Pnad- Turismo ainda mostra que Goiás foi, em 2023, o 8° estado mais procurado para viagens nacionais com 850 mil viagens. Goiás ficou à frente de estados considerados fortes para o turismo como Ceará, Pernambuco e Maranhão.

O superintendente Edson Roberto Vieira destaca que entre os principais atrativos do estado estão os atrativos naturais, eventos religiosos e turismo de negócios.

O número médio de pernoites das viagens entre os goianos também foi objeto de pesquisa. O número de pernoites foi 5,5 em 2023. O gasto médio per capita com essas pernoites ficou em R$229.

Por José Bonfim.

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    IMAGEM
    Imagem
    Dia 03/10 - Heriberto Hulse - 19h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 05/10 - Municipal - 18h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 07/10 - Serrinha - 21h