CBN Goiânia
CEMPA | 13 de Setembro de 2024
Cempa utiliza imagens de satélite para identificar focos de fogo, em Goiás

Uma das instituições que tem acompanhado em tempor real a situação dos incêndios, em Goiás, é o Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (Cempa-Cerrado). Professor do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás, Manuel Eduardo Ferreira, explica que o Cempa tem como principal objetivo gerar estudos utilizando modelagem numérica e dados de satélite permitindo gerar com precisão e nível inéditos a previsão de tempo para toda a região Centro-Oeste, com intervalos de 5 a 10 dias, e cenários climáticos, entre outros produtos.

Um dos pontos importantes, segundo Manuel, é auxiliar inclusive na fiscalização de possíveis crimes relacionados às queimadas.

O professor aproveita para destacar os principais problemas que podem ser causados a longo prazo ao meio ambiente.

Até a tarde desta quinta, já haviam sido registrados em todo o ano de 2024 mais de cinco mil focos de fogo. Somente em setembro foram 2374. Os dados de focos ativos são detectados pelo sensor do satélite AQUA, considerado "satélite de referência" pelo Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Por Andressa Vasconcelos.

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    IMAGEM
    Imagem
    Dia 03/10 - Heriberto Hulse - 19h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 05/10 - Municipal - 18h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 07/10 - Serrinha - 21h