CBN Goiânia
NOVIDADE | 3 de Março de 2023
Anvisa aprova registra de nova vacina contra dengue
IMAGEM

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (2), o registro de uma nova vacina contra a dengue, a Qdenga, do laboratório japonês Takeda Pharma. É o primeiro imunizante liberado no Brasil para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue, mas ele também poderá ser aplicado em quem também já teve a doença.

De acordo com a Anvisa, a vacina é indicada para a faixa etária de 4 a 60 anos, é aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações, a vacina é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, esse imunizante pode ser incorporado no Plano Nacional de Imunização (PNI). “Mas a vacina anteriormente aprovada pela Anvisa só podia receber quem tinha comprovação de ter tido a doença. Isso com certeza foi um grande limitador para inclusão no Programa Nacional de Imunização (PNI). Os estudos mostram que, essa vacina nova,  é que ela pode ser utilizada  em pessoas que não foram expostas ao vírus quanto em pessoas que já tiveram dengue, então isso aumenta a possibilidade de ser incorporada ao PNI”.

Nos ensaios clínicos, a Qdenga mostrou ter uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.

Goiás registrou em janeiro deste ano 3.433 casos de dengue e quatro mortes suspeitas, nas cidades de Luziânia, São Simão, Iporá e Ouvidor. O número é bem menor do que no mesmo período do ano passado, quando 10 mil 329 tiveram a doença. 2021 foi o pior ano da história quando falamos de casos e mortes por dengue.

Leia também

Publicidade
  • Goianão 2025
    Nome
    Time
    Dia 18/01 - Serrinha - 16h
  • Goianão 2025
    Nome
    Nome
    Dia 19/01 - Jonas Duarte - 16h
  • Goianão 2025
    Nome
    Nome
    Dia 19/01 - Olímpico - 16h