Papo Político
PAPO POLÍTICO | 12 de Abril de 2017
Sete políticos de Goiás são citados na lista dom ministro Edson Fachin

O governador Marconi Perillo (PSDB), o prefeito Iris Rezende (PMDB), o deputado federal Daniel Vilela (PMDB), o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), o ex-senador Demóstenes Torres, o ex-deputado federal Sandro Mabel e o ex-prefeito de Trindade, Ricardo Fortunato, estão na lista de despachos do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que inclui 320 pedidos de abertura de inquérito encaminhados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com base em delações dos 78 executivos e ex-executivos do Grupo Odebrecht.

 

O deputado federal Daniel Vilela participou do CBN Goiânia desta quarta-feira (12) para falar sobre a presença de seu nome na lista.

 

Em nota, Iris Rezende informou que estranha a citação do seu nome na lista do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin. Disse que todos os recursos das campanhas eleitorais dele foram apresentados ao Tribunal Regional Eleitoral e devidamente aprovados. Disse estar tranquilo e se colocou à disposição para colaborar com qualquer investigação. 

Já a defesa do governador e Goiás, Marconi Perillo, informou que vai aguardar a remessa das citações ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), com a verificação do teor das declarações apresentadas para se manifestar.

 

Disse também que até o momento foi apresentada apenas uma relação de nomes no bojo de uma delação premiada sob análise do Supremo Tribunal Federal, tendo o ministro Fachin se limitado a remeter a outras instâncias documentos para análise, não havendo, portanto, qualquer inquérito aberto, sendo impossível uma manifestação acerca de citação sem a devida contextualização. O governador ressaltou que acredita na Justiça.


O ex-senador Demóstenes Torres informou que desconhece o teor das delações, mas pode afirmar que, independente do conteúdo delas, nunca recebeu qualquer doação sem a devida declaração eleitoral. Lembrou também que a prestação de contas eleitoral dele foi aprovada integralmente. Ele afirmou que está pronto para, mais uma vez, mostrar que sempre agiu dentro da legalidade e em respeito a seus eleitores.


Maguito Vilela, ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, e o filho dele, o deputado federal Daniel Vilela, se manifestaram conjuntamente por meio de nota. Informaram que as campanhas de Maguito Vilela, em 2012, e de Daniel Vilela, em 2014, foram feitas inteiramente com recursos contabilizados conforme determina o Tribunal Superior Eleitoral e aprovadas pela referida Corte. Maguito e Daniel afirmam que nunca estiveram, nunca falaram e sequer conhecem os delatores. Ambos refutam qualquer acusação.


Ricardo Fortunato, ex-prefeito de Trindade, afirmou por meio de nota que ele ficou surpreso, mas expressa tranquilidade sobre a citação do nome dele na lista e vai aguardar o teor da citação para se pronunciar. Ressaltou que nunca recebeu doação sem declarar ao Tribunal Regional Eleitoral e que a prestação de contas eleitoral foi aprovada integralmente pelo tribunal e diante disso tem a certeza do arquivamento.

O ex-deputado federal Sandro Mabel não atendeu as ligações da nossa produção.

Deixe seu Comentário
comentários
Fechar

Leia também

Publicidade
  • Brasileirão
    Imagem
    Imagem
    Dia 26/04 - Arena Pernambucano - 19h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 28/04 - Serrinha - 18h
  • Brasileirão
    IMAGEM
    IMAGEM
    Dia 28/04 - Beira-Rio - 20h